Quem sou eu

Minha foto
Sou casado, pai, cristão protestante. Formado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, em Pouso Alegre, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Administração e Informática - FAI, em Santa Rita do Sapucaí, e Especializado em Políticas Públicas pela UFSC, em Florianópolis.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O segredo da vida...

Estava em casa na última semana pensando em meu blog e no tema que estaria escrevendo nos próximos dias, e na TV rolava um clipe de uma cantora chamada Faith Hill, da qual aprecio muitas canções. A música em questão tem o nome “The secret of life”, ou melhor, O segredo da vida. O vídeo apresenta uma conversa entre dois amigos, tentando encontrar resposta para a pergunta: qual o segredo da vida? Qual o segredo para uma boa vida? E assim eles divagam por xícaras de café, belas mulheres, esportistas bem sucedidos, ou uma torta de maçã da ‘mamãe’.
Como o processo de criação e inspiração em mim funciona assim, aleatório, sem hora marcada, sem tempo certo, uma coisa levou a outra, e aqui estou eu fazendo a mesma pergunta a mim mesmo e a você leitor do Blog Papo Virtual: qual o segredo de uma boa vida?
Alguns dizem que é uma boa xícara de café quente logo pela manhã, outros dizem que é uma xícara de chá antes de dormir. Alguns acham que é uma bela mulher, outros dizem que na verdade é poder degustar a comida feita por nossa mãe. Outros dizem que o grande segredo é fazer as coisas bem devagar, outros já preferem fazer as coisas rapidamente para ter tempo livre depois. Muitos consideram como grande segredo ter amigos e estar com eles. O certo é que se você fizer a mesma pergunta para várias pessoas, cada uma delas terá um segredo ou dica para nos passar.
Mas então eu refaço a mesma pergunta, para nós que temos um relacionamento verdadeiro com Deus da seguinte forma: qual o segredo da vida cristã? Ou quais são os segredos de uma boa vida cristã? E vamos analisar que a resposta é mais simples do que pensamos... Se desejamos, de fato, ter uma vida cristã com qualidade, um relacionamento maduro com o nosso Deus, e gozarmos os privilégios dessa relação bastam 3 atitudes: santificação, obediência, e temor.
A santificação nós alcançamos quando nos separamos do mundo e das coisas do mundo. Devemos consagrar nossa vida, e tudo que nos cerca, de maneira consciente, a Deus. Na primeira epístola de Pedro lemos que: "Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento. Pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. Através da santificação, Deus com certeza nos faz instrumentos para realizar maravilhas na Sua obra, e como sabemos, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos... Busque a santificação, pois a vontade do Pai é que sejamos uma geração santa, um povo separado, assumindo compromisso com Jesus.
A segunda dica ou segredo de uma boa vida cristã é a obediência a Deus. Se quisermos entender o significado da palavra obediência e sua importância para o sucesso de nossa vida cristã, basta que nós analisemos a vida de um homem no velho testamento: Abraão. Ele era um homem obediente a Deus, ele cria em Deus e pronto, isso já bastava para entender a vontade do Pai. A maior demonstração que Abraão deu foi quando se dispôs a sacrificar a vida de seu próprio filho Isaque por determinação de Deus. Em Atos 5:28-29 lemos que “Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa antes obedecer a Deus do que aos homens”. Deus deseja que sejamos filhos obedientes, que deixemos o pecado, não olhemos para trás, pelo contrário, sigamos para o alvo por meio de uma vida santificada. Reconheçamos sim os poderes e governos terrenos que Deus tem permitido que existam, porém sempre obedeçamos em primeiro lugar a Deus. 
A terceira e última dica que eu deixo a vocês para uma boa vida cristã é o temor a Deus. E é bom deixar bem claro que temor é diferente de medo. Tememos por respeito, por adoração, em reverência. Não temos medo de Deus, pois Ele não é o deus vingativo que muitos pregam por aí, com sua espada a fazer misérias. Não, acredito em um Deus justo, compassivo, fiel, tremendo, que nos ama tanto que enviou seu filho único para que naquela cruz, bendita ou maldita, morresse por nossos pecados. Ser cristão de verdade não é apenas crer, mas é crer e viver de acordo com a palavra de Deus. No livro dos Salmos lemos que: “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, e se compraz nos seus mandamentos”, ou então: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor, e anda nos seus caminhos”. Então é amar, buscar proximidade d’Ele através da santificação, obedecer a Sua vontade e temê-lo. Simples... Com certeza Ele deseja homens e mulheres e jovens santificados, naturalmente obedientes, e que se entreguem por temor totalmente a Sua vontade. Ótima semana a todos, a gente se fala...

Um comentário:

  1. Humberto, que texto magnífico!
    Eu diria que além do segredo da vida, este é também o único e verdadeiro sentido. Muitas pessoas vivem buscando as coisas terrenas (e às vezes até nós mesmos), pensando que essas coisas trarão algum tipo de satisfação ou felicidade. Na verdade, podem até trazer, mas não passam de sentimentos momentâneos que da mesma forma que chegam se vão. A satisfação plena, a felicidade genuína, só podemos encontrar em DEUS. Viver do modo como você citou em seu texto é a única maneira de fazer com que a vida tenha sentido.
    Loucos são os que pensam que estamos perdendo tempo. Mas, suponhamos que tudo o que acreditamos hoje seja realmente mentira ou loucura, que ao chegar no fim da vida percebamos que vivemos a vida acreditando em algo que não existe. O que teríamos perdido com isso? Nada! Nem nós nem os outros que viveram como queriam. Mas os outros, se chegarem no final da vida e perceberem que nós estávamos falando a verdade, perderão muito. Perderão a vida eterna e nós a ganharemos. Mas sabe o que é melhor nisso tudo? É saber que é verdade, que DEUS nos dá essa certeza. E que em breve, muito em breve, ele virá e nos levará para junto dEle, não é mesmo?
    Que DEUS o abençoe sempre e que você continue escrevendo para edificar a vida dos que visitam este blog.
    Abraços...

    ResponderExcluir