Quem sou eu

Minha foto
Sou casado, pai, cristão protestante. Formado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, em Pouso Alegre, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Administração e Informática - FAI, em Santa Rita do Sapucaí, e Especializado em Políticas Públicas pela UFSC, em Florianópolis.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Você tem uma missão...


Sempre escutamos alguém falar aquela expressão: ...fulano é tão especial que quando Deus o fez jogou a forma fora... Na verdade, nosso Deus deve ter uma fábrica de formas, pois cada um de nós é único, e nossa singularidade é algo extraordinário.
Nascemos com talentos e capacidades e as desenvolvemos com o passar do tempo à medida que são fornecidos os estímulos corretos, no tempo certo. Porém não podemos confundir talentos com dons... Pode parecer se tratar da mesma coisa, mas não é. Ambos são dádivas divinas e devem ser usados para ações em favor de outras pessoas e não em atos egoístas, mas podemos diferenciá-los da seguinte maneira: talento é algo natural com resultado de uma combinação da genética e do ambiente, ou seja, aptidão natural mais influência do meio onde este convive (família de músicos, esportistas, artesãos) enquanto o dom é algo que é concedido por Deus aos cristãos por intermédio do Espírito Santo, a partir do momento que estes entregam suas vidas a Ele, aceitam Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, e buscam a partir deste momento trabalhar na obra. Por isso mesmo também são chamados de dons espirituais.
É nesse ponto que desejo fixar nosso papo aqui no Blog. Existe sim uma missão tanto nos talentos quanto nos dons que é só sua. Ninguém pode realizar aquilo que só você faz. Claro que temos pessoas que fazem as mesmas coisas que fazemos, às vezes até melhor, mas da maneira que eu faço e com o sentimento que deposito não há outro igual. E Deus espera isso de nós... Que usemos tanto nossos talentos quanto dons para atuar junto aqueles que convivemos como em nosso ambiente de trabalho, nosso ambiente familiar, nosso encontro com os amigos para o tradicional ‘futebolzinho’, nosso trabalho eclesiástico, no bairro em que moramos, entre outras situações.
Mas Deus não nos entrega tais ‘favores’ de graça, apenas para que sejamos agraciados e glorificados por aquilo que fazemos bem. Ele nos empresta essas qualidades para que nossa vida possa ser mais útil em todos os sentidos. Você que é professor pode utilizar seu talento e capacidade de ensinar para ajudar alunos carentes, ensinar crianças da periferia, alunos com dificuldade. Você desportista, de final de semana ou não, pode ‘treinar’ e trabalhar com jovens e adolescentes. Você músico pode ensinar a magia das melodias e notas musicais para aqueles que nunca tiveram a chance como você de passar perto de um instrumento. E digo que podemos e devemos fazer tudo isso de uma forma altruísta, sem ganhar nada em troca, afinal de contas ‘é dando que se recebe’...
O mesmo pode se dizer dos dons. Não vamos à igreja apenas para falar com Deus e cantar e bater palmas e ‘bater o cartão’ com Deus, mas para prestar culto de uma forma adulta e madura a Ele, e aplicar nossos talentos e, principalmente, nossos dons em prol daqueles que precisam e em nome da obra daquele que nos amou de tal maneira que enviou Seu filho único para que morresse por nós, por nossos pecados. 
Lembre-se disso: você tem uma missão. E ninguém pode fazê-la a não ser você mesmo. Se sua vida já é pautada por um relacionamento pleno e próximo com Deus, utilize seus talentos e dons com muito amor, e receberá o justo galardão. Busque seu espaço, seu chamado, e não se esconda. Porém se você ainda não é um cristão convicto, ainda não possui os dons do espírito, pare, pense e repense sua vida, e por enquanto, utilize seus talentos de maneira a fazer o bem para os outros. A gente se fala...

2 comentários:

  1. olá amigo, esta de parabens, ótimas palavras...forte abraço...

    ResponderExcluir
  2. ..Que bom que vc usa seu talento prá passar mens. tão interessantes e proveitosas!! Que Deus continue te abençoando com idéias maravilhosas.....Dias felizes prá vc..abraço!

    ResponderExcluir